h1

Etapa 1 – Caldas da Rainha – Castelo Branco (228.7KM)

6 de Agosto de 2009

A Maior etapa desta edição da Volta a Portugal, tem 228.7 KM, e liga o litoral ao interior, através das cidades Caldas da Rainha e Castelo Branco. Vamos conhecer um pouco mais destas 2 cidades:

Caldas da Rainha

Caldas da Rainha, Fachada do Museu Malhoa

Caldas da Rainha, Fachada do Museu Malhoa

Caldas da Rainha é uma cidade portuguesa situada no distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Oeste, com cerca de 25 300 habitantes.

A cidade, além de ser a sede de um município, está dividida entre duas freguesias, a de Nossa Senhora do Pópulo e a de Santo Onofre com 255,87 km² de área e 52 587 habitantes (2007) . Estando subdividido em 16 freguesias, o município é limitado a nordeste pelo município de Alcobaça, a leste por Rio Maior, a sul pelo Cadaval, a oeste pelo Bombarral e por Óbidos e a noroeste pelo Oceano Atlântico.

Na Praça da República (conhecida popularmente como “Praça da Fruta”) realiza-se todos os dias, da parte da manhã, ao ar livre, o único mercado diário horto-frutícola do país, praticamente inalterável desde o final do século XIX.

Ainda hoje as Caldas da Rainha mantêm como armas, o brasão da Rainha D. Leonor, ladeado à esquerda pelo seu próprio emblema (o camaroeiro) e à direita pelo emblema de D. João II (o pelicano). Ao manter estas armas, a cidade é das poucas povoações do país a possuir um brasão anterior à normalização da heráldica municipal levada a cabo no princípio do século XX.

Fonte: Wikipedia

Castelo Branco

Castelo Branco

Castelo Branco

Castelo Branco é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Castelo Branco, situada na região Centro (Beira Baixa) e subregião da Beira Interior Sul, com cerca de 30 649 habitantes.

É sede de um dos maiores municípios portugueses, com 1 439,94 km² de área e 54 574 habitantes (2006), subdividido em 25 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Idanha-a-Nova, a sul pela Espanha, a sudoeste por Vila Velha de Ródão e a oeste por Proença-a-Nova e por Oleiros.

Ao contrário de outras cidades da região, que cresceram notavelmente devido à industria têxtil, Castelo Branco sempre teve uma importância Geo-estratégica e política em Portugal. Não está por esse motivo sujeita às flutuações económicas que deslocalizaram empresas têxteis – mormente de laboração manual desqualificada – como sucedeu na região norte e na Cova da Beira. A composição sociológica predominante é por esse motivo também muito diferente de outras cidades de cultura do operariado.

Fonte: Wikipedia

Etapa 1 Por Joaquim Gomes

Após esta primeira Etapa 1, a Primeira etapa em linha desta edição da Volta a Portugal ficamos com as seguintes classificações:

Classificação Geral Individual – Etapa_1

Classificação Montanha – Juventude – Etapa 1

Classificação Pontos – Etapa 1

Classificação Equipas – Etapa 1

Fonte: Wikipedia, 05 de Agosto de 2009

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: