h1

Etapa 2 – Idanha-a-Nova – Guarda (175,0KM)

7 de Agosto de 2009

Etapa que  decorre nas Beiras, é uma etapa que tem de extensão 175.0 Km. Vamos conhecer um pouco das 2 cidades que se ligam através desta etapa:

Idanha-a-Nova

Idanha-a-Nova

Idanha-a-Nova

A Idanha-a-Nova é uma vila portuguesa no Distrito de Castelo Branco, região Centro e subregião da Beira Interior Sul, com cerca de 2 500 habitantes.

É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1 412,73 km² de área e 10 561 habitantes (2006) , subdividido em 17 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Penamacor, a leste e sul pela Espanha e a oeste por Castelo Branco e pelo Fundão.

Fonte: Wikipedia

Guarda

Sé Guarda

Sé Guarda

A Guarda é uma cidade portuguesa, capital do Distrito da Guarda que tem uma população residente de 173 831 habitantes. Situada a 1056 metros de altitude, é a mais alta de Portugal. Situa-se na região centro de Portugal, pertence à sub região estatística da Beira Interior Norte. O núcleo urbano da cidade da Guarda tem 31 224 habitantes.

O concelho da Guarda tem 717,88 km² de área e 44 264 habitantes (2006), subdividido em 55 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Pinhel, a leste por Almeida, a sueste pelo Sabugal, a sul por Belmonte e pela Covilhã, a oeste por Manteigas e por Gouveia e a noroeste por Celorico da Beira. Faz parte da Comunidade Urbana das Beiras – ComUrb das Beiras – da qual é capital.

Possui acessos rodoviários importantes como a A25 (considerada a segunda via mais importante de Portugal) que liga Aveiro à fronteira, dando ligação directa a Madrid; a A23 que liga a Guarda a Torres Novas, bem como o IP2 (em fase de construção) que ligará Guarda a Bragança. A nível ferroviário, a Cidade da Guarda possui a Linha da Beira Baixa (em mau estado devido ao desinvestimento por parte da CP) e a linha da Beira alta, que se encontra completamente electrificada permitindo a circulação de comboios regionais, nacionais e internacionais.

É conhecida como a cidade dos 5 Éfes. São eles os de Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa. A explicação destes efes tão adaptados posteriormente a outras cidades é simples:

1. Forte: a torre do castelo, as muralhas e a posição geográfica demonstram a sua força;

2. Farta: devido à riqueza do vale do Mondego;

3. Fria: a proximidade à Serra da Estrela explica este F;

4. Fiel: porque Álvaro Gil Cabral – que foi Alcaide-Mor do Castelo da Guarda e trisavô de Pedro Alvares Cabral – recusou entregar as chaves da cidade ao Rei de Castela durante a crise de 1383-85. Teve ainda Fôlego para combater na batalha de Aljubarrota e tomar assento nas Cortes de 1385 onde elegeu o Mestre de Avis (D. João I) como Rei;

5. Formosa: pela sua natural beleza.

Ainda relativamente ao 4º “F” da Cidade, é sintomática a gárgula voltada em direcção a nascente (ao encontro de Espanha) : um traseiro, em claro tom de desafio e desprezo. É comum ver turistas procurando essa Gárgula específica, recentemente apelidada de “Fiel”.

O ar, historicamente reconhecido pela salubridade e pureza, foi distinguido pela Federação Europeia de Bioclimatismo em 2002, que atribuiu à Guarda o título de primeira “Cidade Bioclimática Ibérica”.

Fonte: Wikipedia

Etapa 2 Por Joaquim Gomes

Após esta primeira Etapa 2, a Segunda etapa em linha desta edição da Volta a Portugal ficamos com as seguintes classificações:

Classificação Geral Individual – Etapa_2

Classificação Montanha e Juventude – Etapa_2

Classificação Por Pontos- Etapa_2

Classificação Equipas – Etapa_2

A Idanha-a-Nova é uma vila portuguesa no Distrito de Castelo Branco, região Centro e subregião da Beira Interior Sul, com cerca de 2 500 habitantes.

É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1 412,73 km² de área e 10 561 habitantes (2006) [1], subdividido em 17 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Penamacor, a leste e sul pela Espanha e a oeste por Castelo Branco e pelo Fundão.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: