h1

Etapa 4 – Trancoso – Mondim de Basto (Senhora da Graça) (158.10KM)

9 de Agosto de 2009

Esta Etapa é uma etapa de montanha por excelência, tem de extensão 158,10Km, sendo que é uma meta clássica nas edições da Volta, mas vamos conhecer em detalhe as cidades, envolvidas na etapa:

Trancoso

Trancoso

Trancoso

Trancoso é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e subregião da Beira Interior Norte, com cerca de 3 500 habitantes.

Foi elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004.

É sede de um município com 364,54 km² de área e 10 889 habitantes (2001), subdividido em 29 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Penedono, a nordeste por Meda, a leste por Pinhel, a sul por Celorico da Beira, a sudoeste por Fornos de Algodres, a oeste por Aguiar da Beira e a noroeste por Sernancelhe.

O principal centro ferroviário do município fica em Vila Franca das Naves-Trancoso, na linha da Beira Alta.

Trancoso encontra-se hoje rodeada de muralhas, da época dionisiana, com um belo castelo, também medieval, a coroar esse majestoso conjunto fortificado.

Com os seus numerosos monumentos, da arquitectura civil e religiosa, constitui um dos mais expressivos e belos centros históricos do país, visitado anualmente por muitos milhares de pessoas. Destacam-se, entre todos, as igrejas paroquiais de Santa Maria e de São Pedro, a Casa dos Arcos, do século XVI, a igreja da Misericórdia, a Casa do Gato Preto (um curioso edifício do antigo bairro judaico), e o Pelourinho, bela peça do mais puro estilo manuelino. Não esquecendo a antiguidade, porém, Trancoso mantêm traços medievais no centro histórico quase inalteráveis, sendo no exterior um meio urbano já moderno e planeado.

Nesta cidade nasceram também o profeta e sapateiro Gonçalo Anes Bandarra e o Padre Francisco Costa.

Aqui se travaram importantes batalhas, entre as quais a de Trancoso, em 1385, num planalto a poucos quilómetros do centro histórico, que impôs pesada derrota às tropas invasoras e que antecipou o resultado da batalha de Aljubarrota.

Trancoso foi elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004.

Fonte: Wikipedia

Mondim de Basto

Alto Senhora da Graça

Alto Senhora da Graça

Mondim de Basto é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Vila Real, região Norte e sub-região do Ave, com cerca de 8 500 habitantes.

É sede de um município com 171,87 km² de área e 8 574 habitantes (2001), subdividido em 8 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Ribeira de Pena, a sueste por Vila Real, a sudoeste por Amarante, a oeste por Celorico de Basto e a noroeste por Cabeceiras de Basto.

Juntamente com os concelhos de Celorico de Basto, Cabeceiras de Basto e Ribeira de Pena, forma a unidade regional historicamente conhecida como Terras de Basto.

Vila e sede de concelho, Mondim de Basto repousa numa chã fértil na margem esquerda do rio Tâmega e no sopé da grandiosa pirâmide verde do Monte Farinha, coroado pela ermida da Senhora da Graça.

A freguesia da sede de concelho tem como limites territoriais os das freguesias de Atei, Vilar de Ferreiros, Ermelo e Paradança. A ela pertencem os lugares de Bouça, Campos (parte), Carrazedo, Mogo, Montão, Pedravedra, Senhor da Ponte e Vilar de Viando. Da vila de Mondim de Basto se diz que é a “Sintra de Trás-os-Montes”.

Fonte: Wikipedia

A Etapa por Joaquim Gomes

Podemos agora ver a classificação da etapa:

Classificação Etapa_4

Após esta Etapa ficamos com as seguintes classificações:

Classificação Geral Individual_Etapa 4

Classificação Juventude e Montanha_Etapa 4

Classificação Pontos_Etapa 4

Classificação Equipas_Etapa 4

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: