h1

Etapa 6 – Barcelos – Santo Tirso (174.60KM)

12 de Agosto de 2009

Uma etapa percorrida no Minho, com a extensão de 174.60Km, vamos conhecer as cidades envolvidas na partida e meta, respectivamente em detalhe:

Barcelos

Barcelos

Barcelos

Barcelos é uma cidade portuguesa no Distrito de Braga, região Norte e subregião do Cávado, com cerca de 20.625 habitantes.

É sede de um município com 378,70 km² de área e 122 096 habitantes (2001), subdividido em 89 freguesias (é o concelho com maior número de freguesias em todo o país). O município é limitado a norte pelos municípios de Viana do Castelo e Ponte de Lima, a leste por Vila Verde e por Braga, a sueste por Vila Nova de Famalicão, a sudoeste pela Póvoa de Varzim e a oeste por Esposende.

O ponto mais elevado do concelho situa-se no alto de S. Gonçalo, a 488 metros de altitude, na freguesia de Fragoso.

Concelho actualmente presidido por: Fernando Reis.

O concelho de Barcelos recebeu foral de D. Afonso Henriques em 1140.

Fonte: Wikipedia

Santo Tirso

Santo Tirso - Rio Ave

Santo Tirso - Rio Ave

Santo Tirso é uma cidade portuguesa pertencente à Região Norte do Distrito do Porto e à subregião do Grande Porto, tendo cerca de 14 000 habitantes.

Santo Tirso é a sede do município que tem, no seu conjunto, 135,31 km² de área e 72 396 habitantes ( dados de 2001). É subdividido em 24 freguesias, sendo limitado a norte pelos municípios de Vila Nova de Famalicão e de Guimarães, a nordeste por Vizela, a leste por Lousada, a sueste por Paços de Ferreira, a sul por Valongo, a sudoeste pela Maia e a oeste pela Trofa.

O Santo Padroeiro é São Bento e é festejado anualmente no dia 11 de Julho, sendo por isso o feriado municipal. Uma das grandes padroeiras desta cidade é também Nossa Senhora da Assunção que tem um bonito “cartão de visita” na forma de um monte. No seu cume ergue-se uma imponente capela.

Santo Tirso tem ainda uma excelente doçaria tradicional, sendo produzidos em uma das mais antigas pastelarias os saborosos e inesquecíveis Jesuítas. Existe uma grande variedade de restaurantes de cozinha tradicional podendo-se encontrar com facilidade para quem quiser degustar a tradição Tirsense, Nortenha e Portuguesa.

Até 1834 constituiu o couto de Santo Tirso que era composto pelas freguesias de Santo Tirso, São Miguel do Couto e Santa Cristina do Couto. Até 1998 o actual concelho da Trofa esteve integrado no de Santo Tirso, que era por isso um dos 10 mais populosos do país.

Outro importante pólo concelhio é a Vila das Aves.Esta cidade está centrada entre a Cidade de Braga que dista 25kms, a 25 Kms da Cidade Invicta do Porto e a 25 Kms da Póvoa de Varzim. O ponto mais alto do concelho situa-se no Alto de S. Jorge, na freguesia de Refojos com 532 metros de altitude. O perímetro actual do concelho é de 69 km.

Fonte: Wikipedia

A Etapa por Joaquim Gomes:

A Etapa Por Joaquim Gomes

Ficamos com a Classificação da 6ª Etapa da Volta:

Classificação da Etapa 6_Geral Individual

Classificação da Etapa 6_Montanha

Classificação da Etapa 6_Pontos

Classificação da Etapa 6_Equipas

Após esta 6ª Etapa ficamos com as seguintes classificações:

Classificação Geral Individual_Etp_6

Classificação Montanha e Juventude_Etp_6

Classificação Pontos_Etp_6

Classificação Equipas_Etp_6

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: