h1

Etapa 10 – Viseu (30.8KM)

16 de Agosto de 2009

É a etapa da despedida desta edição da Volta a Portugal, é um Contra-relógio na bela cidade de Viseu, situada nas Beiras.

Viseu

Viseu

Viseu

Viseu é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Viseu, na região Centro e subregião de Dão-Lafões com 47 250 habitantes, sendo por isso a terceira maior e mais populosa cidade no Centro de Portugal, a seguir a Coimbra e Aveiro.

É sede de um município com 507,10 km² de área, com 34 freguesias e 100 167 habitantes segundo os últimos dados do INE de 2008 O município é limitado a norte pelo município de Castro Daire, a nordeste por Vila Nova de Paiva, a leste por Sátão e Penalva do Castelo, a sueste por Mangualde e Nelas, a sul por Carregal do Sal, a sudoeste por Tondela, a oeste por Vouzela e a noroeste por São Pedro do Sul.

Para além de sede de distrito e de concelho, Viseu é igualmente sede de Diocese e de Comarca. Alberga inúmeros serviços estatais.

Segundo um estudo da DECO de 2007, Viseu é a 17ª melhor cidade europeia, entre as 76 do estudo, sendo ainda a melhor das 18 cidades capitais de distrito portuguesas com melhor qualidade de vida, quando inquiridas as populações destas cidades. .

Viseu tem uma posição central em relação ao Distrito e ao Município, localizando-se no designado “Planalto de Viseu”.

É envolvida por um sistema montanhoso, constituído a norte pelas Serras de Leomil, Montemuro e Lapa, a noroeste a Serra do Arado, a sul e sudoeste as Serras da Estrela e Lousã, e a oeste a Serra que mais directamente influencia esta área, a do Caramulo. O município caracteriza-se por uma superfície irregular com altitudes compreendidas entre os 400 e os 700 m.

Viseu norte Visto de Santa Luzia.

Situado numa zona de transição, o concelho apresenta um conjunto de microclimas. A Serra do Caramulo, localizada a oeste do Concelho, assume um papel de relevo em termos climáticos, ao atenuar as influências das massas de ar de oeste (embora o vale do Mondego facilite a sua penetração). Assim, o clima de Viseu caracteriza-se pela existência de elevadas amplitudes térmicas, com Invernos rigorosos e húmidos e verões quentes e secos.

A maior extensão do município é composta por granitos, sendo esta rocha a principal responsável na formação dos solos existentes. Em menor percentagem ocorrem formações quartezitas e gneisses do pré-câmbrico e arcaico.

Fonte: Wikipedia

Mapa do CR de Viseu

Classificação do CR:

Classificação da 10ª Etapa_Geral Individual

Classificação da 10ª Etapa_Equipas


Classificação Após a 10ª Epata, é também a classificação desta 71ª Volta a Portugal

Classificação Geral Individual_Etp10

Classificação Geral Montanha e Juventude_Etp10

Classificação Geral Pontos_Etp10

Classificação Geral Equipas_Etp10

Fica assim encerrada a 71ª Volta a Portugal, como nova vitória de Nuno Ribeiro, 6 anos depois de ter ganho uma Volta a Portugal.

Foi uma prova muito emocionante, e com um vencedor que se foi desenhando ao longo da prova, e que para muitos foi uma surpresa.

Da minha parte, até para o ano, para a 72ª Volta a Portugal em Bicicleta.

Obrigado a todos os visitantes.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: